
Foram analisados indicadores em dez categorias, como Economia e Expectativa de vida, nas cidades; veja mais detalhes
Um recente levantamento, elaborado pelo portal Gazeta do Povo, mostra as 100 melhores cidades para morar no Brasil. Além disso, lista as 50 melhores (com mais de 100 mil habitantes) e faz um ranking das capitais. O País possui, hoje, 5.570 municípios.
Mais uma vez, municípios cobertos pelo jornal GIRO destacaram-se no estudo. Será que você reside em algum deles? As cidades de Barueri, Jundiaí e Santana de Parnaíba aparecem entre as 50 melhores para viver no Brasil, ocupando as 22ª, 2ª e 45ª colocações, respectivamente. Jundiaí também surge no ranking geral, das 100, ocupando a mesma posição.
Para a elaboração do levantamento foi compilado uma ampla base de dados, de fontes oficiais, para identificar realmente a melhor cidade para morar no País. Afinal, uma localidade pode ser ótima no quesito segurança, mas pode não ter um hospital, por exemplo.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp , Telegram e Linkedin
Cidades: notas acima de 7
Jundiaí surge em 2º lugar no ranking geral (100 municípios), com nota 7,62, atrás apenas de São Caetano do Sul – 1º lugar e nota 7,77 – e Fernando de Noronha (2º, com nota 7,73). E, como já citado acima, está na 2ª posição entre as 50 melhores cidades de até 100 mil habitantes. O 1º lugar é da cidade do ABC paulista.
Já Barueri, em 22º lugar entre os 50 municípios, recebeu nota 7,10. O município de Santana de Parnaíba (45ª colocação), registrou nota 6,94.
A nota média das cidades é de 5,66. Somente 169 municípios alcançaram sete ou mais pontos.

Estado de SP lidera ranking
Entre as 100 cidades melhores para se morar, a maioria é do Estado de São Paulo, 33 delas. Em seguida, vem o estado de Minas Gerais, com 29. Além disso, 16 são do Rio Grande do Sul, nove de Santa Catarina, seis do Paraná, três de Goiás, duas do Rio de Janeiro, uma do Mato Grosso e uma de Pernambuco.
O levantamento analisou 21 indicadores em dez categorias: Educação, Saúde, Economia, Taxa de homicídios, Expectativa de vida, Infraestrutura, Mortes no trânsito, Suicídios, Cultura e Famílias em situação de rua.
O estudo inclui dez categorias – Educação, Taxa de homicídios, Saúde, Economia, Infraestrutura, Expectativa de vida, Mortes no trânsito, Suicídios, Cultura e Famílias em situação de rua – com um total de 21 indicadores.

—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o
GIRO
noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.