Pró-Sangue alerta para importância doação de sangue
Mariana Pereira
Pró-Sangue alerta para importância doação de sangue

Inverno: Pró-Sangue alerta para importância doação de sangue

Segundo a Fundação Pró-Sangue, fatores O+, O- e AB- estão ao nível crítico, atendendo de apenas 50% da demanda hospitalar; saiba mais

Nesta época do ano, devido ao frio, os estoques de sangue para doação acabam diminuindo. Por conta disso, a Fundação Pró-Sangue convoca a população para doar. Na Região Oeste da Grande São Paulo, a ação pode ser feita gratuitamente em Osasco e Barueri.

Segundo a entidade estadual, os sangues O+, O- e AB- estão ao nível crítico, atendendo de apenas 50% da demanda hospitalar. No caso, do sangue B-, a situação é bem mais preocupante, pois esse fator está em emergência, ou seja, somente dá conta de atender 20% dos pedidos.

O posto Clínicas, em particular, é o que tem mais “sentido” o afastamento dos doadores. No início de agosto, a unidade estava com 85% de vagas livres no sistema de agendamento online.  

“A Pró-Sangue faz um convite a todos para participarem da campanha de inverno. Afinal, abastecemos diariamente mais de 80 instituições de saúde da rede pública da região metropolitana do estado. Todos os dias os hospitais solicitam sangue para tratar os seus pacientes”, afirma a entidade.

Campanha da Fundação Pró-Sangue: como realizar doação

As reservas para a doação de sangue podem ser feitas de agendamento pelo site da entidade . Em Osasco, a doação pode ser feita no Hospital Regional, na rua Ari Barroso, 355, bairro Presidente Altino. Enquanto na cidade de Barueri, a ação é feita na rua Guilhermina Carril Loureiro, 144, no Centro.

Além de fazer seu agendamento online pelo site da Pró-Sangue, o candidato deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Leia Mais: Hospital Regional de Barueri começa a funcionar em novembro

Inverno: Pró-Sangue alerta para importância doação de sangue
Em Osasco, doação pode ser feita no Hospital Regional (Divulgação/Secom de Osasco)

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para estar novamente apto à doação.

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Nesse sentido, é sempre bom consultar os pré-requisitos básicos à doação, para que não se perca a viagem quando chegar a um dos nossos postos de coleta. Não deixe de conferir também o horário de atendimento dos postos.

Impedimentos temporários nas doações
– Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
– Gravidez.
– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
– Tatuagem nos últimos 12 meses.
– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
– Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses Estados deve aguardar 12 meses.

Estas informações encontram-se disponíveis no site da Fundação (www.prosangue.sp.gov.br). Para demais dúvidas, ligue para o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).

+SIGA  os canais de notícias do GIRO no  Whatsapp Telegram  e  Linkedin

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o  GIRO  noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.

Siga o  perfil do jornal no Instagram  e acompanhe outros conteúdos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!